Ensino de arte e formação de professores: a aula como invenção de possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.121253

Palavras-chave:

Ensino de arte. Formação de professores. Aula de arte. Residência Pedagógica. Criação pedagógica.

Resumo

O atual contexto da pandemia e as noções de invenção de Ailton Krenak e José Antonio Marina são o ponto de partida para as reflexões sobre a noção de aula de arte como invenção de possibilidades desenvolvidas no texto. Ao mesmo tempo que as relações entre ensino de arte, escola pública e formação de professores são tecidas, o trabalho realizado na fase inicial do Subprojeto Arte do Programa de Residência Pedagógica da Universidade de São Paulo é parcialmente apresentado e analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sumaya Mattar, Universidade de São Paulo — USP, São Paulo/SP, Brasil

Docente do curso de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais vinculada ao Departamento de Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É coordenadora do Subprojeto Arte do Programa de Residência Pedagógica da CAPES. Coordena o curso de licenciatura em Artes Visuais e a Comissão Coordenadora dos Cursos de Licenciatura em Artes da ECA/USP. É coordenadora do GMEPAE — Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação. É  autora do  livro Sobre arte e  educação: entre a  oficina artesanal e a sala de aula e organizadora de várias publicações, entre os quais, Arte e educação: ressonâncias e repercussões; A poética de Shoko Suzuki e A lei 11.645/08 nas artes e na educação: perspectivas indígenas e afro-brasileiras

Referências

ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2011.

EMEF INFANTE DOM HENRIQUE. Página Inicial, São Paulo, 7 de outubro de 2014. Facebook: EMEF Infante Dom Henrique. Disponível em: <https://www.facebook.com/emefinfante/?ref=page_internal>. Acesso em dez. 2021.

EISNER, Elliot. O que pode a educação aprender das artes sobre a prática da educação? Currículo sem Fronteiras, v.8, n.2, p.5-17, Jul/Dez 2008.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MARINA, José Antonio. Ética para náufragos. Lisboa: Editorial Caminho, 1997.

MARINA, José Antonio. Teoria da inteligência criadora. Lisboa: Editorial Caminho, 1995.

PIBID RP USP. Educação e Pandemia: os olhos da arte nas janelas da aula. Youtube, 15 de março de 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QNkLfXrkgHs&t=3s>. Acesso em dez. 2021.

STENHOUSE, Lawrence. La investigación como base de la enseñanza. Madrid: Ediciones Morata, 1998.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

MATTAR, S. Ensino de arte e formação de professores: a aula como invenção de possibilidades. Revista GEARTE, [S. l.], v. 8, n. 3, 2021. DOI: 10.22456/2357-9854.121253. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/121253. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Proposições educativas e formativas em arte: do (im)previsível dessas composições aos arranjos e invenções de uma aula