Da morfologia da natureza à ecosofia: experiência didática no Mestrado em Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.116794

Palavras-chave:

Arte. Morfologia da natureza. Ecosofia. Antropoceno.

Resumo

A disciplina do Mestrado em Arte da Universidade de Sevilha, Morfologia da Natureza, insere-se numa linha de investigação e produção artística centrada no território e no meio ambiente. Seu nome pode parecer asso­ciado a uma análise formal do mundo natural, mas nos tempos do Antropoceno não podemos analisar as formas sem entendê-las como processos em contínua transformação. Seguindo Guattari, entendemos que o mundo natural é afetado pelo individual, pelo social e pelo meio ambiente, então as propostas didáticas devem abranger essas áreas. Mostramos aqui algumas experiências, a sua abordagem em sala de aula e o desenvolvimento de algumas atividades dentro desta disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rocío Arregui-Pradas, Universidad de Sevilla — US, Sevilla

Licenciada en Bellas Artes por la Universidad de Sevilla, en la especialidad de Pintura y Doctora en Bellas Artes por la misma universidad en 2006. Actualmente, Profesora Titular del Departamento de Dibujo de la Universidad de Sevilla, con suficiencia investigadora reconocida por la Comisión Académica del Programa de Doctorado en Arte y Patrimonio desde 2014. Interesada en un aprendizaje crítico y sostenible a través de la obra de arte. Las exposiciones (pintura, dibujo e instalación) tratan de indagar en las dicotomías entre el paisaje y las formas de la ciudad, los comportamientos, el consumo responsable y la vegetación urbana. Su investigación está centrada principalmente en el acercamiento al arte actual y su integración en el sistema educativo.

Referências

CLEMENT, Gilles. Manifiesto del Tercer Paisaje. 2a edición ampliada. Barcelona: Gustavo Gili, 2018.

GOETHE, Johann Wolfgang; SÁNCHEZ MECA, Diego. Teoría de la naturaleza. Madrid: Tecnos, 1997.

GUATTARI, Félix. Les trois écologies. París: Galilée, 1989.

HARAWAY, Donna Jeanne; TORRES, Helen. Seguir con el problema, generar parentesco en el Chthuluceno. Primera edición en español. Bilbao: Edición Consonni, 2019.

SPAID, Susan. Ecovention, Current Art to Transform Ecologies. Cincinnati, Ohio: Contemporary Arts Center, 2002.

THOREAU, Henry David. Walden. Madrid: Cátedra, 2005.

Publicado

2021-12-31

Como Citar

ARREGUI-PRADAS, R. Da morfologia da natureza à ecosofia: experiência didática no Mestrado em Arte. Revista GEARTE, [S. l.], v. 8, n. 3, 2021. DOI: 10.22456/2357-9854.116794. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/116794. Acesso em: 6 jul. 2022.

Edição

Seção

Proposições educativas e formativas em arte: do (im)previsível dessas composições aos arranjos e invenções de uma aula