Artesania como processo: o estágio curricular em Artes Visuais como espaço de observação e reflexão
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.103753Palavras-chave:
Artesania. Estágio curricular. Artes Visuais. Formação. CotidianoResumo
O texto apresenta diálogos a respeito do estágio curricular no âmbito da observação e da regência em Artes Visuais, abordando questões que transitaram pelo cotidiano formativo em licenciatura, pensando em quais reverberações foram proporcionadas à formação discente. A intenção é construir reflexões que atravessaram o estágio e promoveram interfaces com a artesania, considerando apontamentos sobre experiências no contexto da docência. O aporte dialógico do texto reside na provocação de perspectivas vinculadas com um olhar atento acerca dos caminhos críticos que comportam discussões de um conhecimento sensível, que pensa a artesania como processo.Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Baby Abrão. São Paulo: Editora Nova Cultura, 1999.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do Método Sociológico na Ciência da linguagem. Tradução: Michel Lahud & Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2004.
CARCHIA, Gianni. D´ÂNGELO, Paolo. Dicionário de estética. Tradução Abílio Queirós e José Jacinto C. Serra. Lisboa: Edições 70, 2009.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Tradução: Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
DOLL JR, William E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Tradução: Maria Adriana Verissimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
FERREIRA, Luiz Carlos Pinheiro. MO(VI)MENTOS AUTOBIOGRÁFICOS: historiando fragmentos narrativos de experiências de vida docente e discente em Artes Visuais. Tese de Doutorado: Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, 2015.
GIROUX, Henry. Praticando Estudos Culturais nas Faculdades de Educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995, p. 85-103.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade de juízo. Tradução: Valério Rohden e António Marques. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Tradução: Fernando Costa Mattos. Petrópolis, RJ: Vozes; Ed. Universitária São Francisco, 2015.
PLATÃO. Diálogos III: A república. Tradução: Leonel Vallandro. Rio de Janeiro: Ediouro, 1988.
PIMENTA, Selma Garrido. LIMA, Maria Socorro L. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.
PINAR, William E. O que é a Teoria do Currículo. Tradução: Ana Paula Barros e Sandra Pinto. Lisboa: Porto Editora, 2007.
RICHTER, Ivone M. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003.
SENNETT, Richard. O artífice [recurso eletrônico – e-book]. Tradução: Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Editora Record, 2019.
SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo e identidade social: territórios contestados. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 190-207.
SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.
SOUZA, Elizeu Clementino de. e FORNARI, Liege Maria Sitja. Memória, (Auto)Biografia e Formação. In: VEIGA, Passos Alencastro e D’ÁVILA, Cristina Maria (Orgs.) Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012, p. 109-134.
TOURINHO, Irene. Comitê de Educação em Artes Visuais: uma análise das questões de pesquisa da Anpap 2008. In: 18º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: Transversalidades nas Artes Visuais. 21 a 26/09/2009, Salvador: Bahia, 2009a, p. 3347-3361. Disponível em: Acesso em: 20 novembro 2010.
TOURINHO, Irene. Educação estética, imagens e discursos: cruzamentos nos caminhos da prática escolar In: MARTINS, Raimundo e TOURINHO, Irene (Orgs.) Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora da UFSM, 2009b, p. 141-156.
TOURINHO, Irene. Perguntas que conversam sobre educação visual e currículo. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. HERNANDEZ, Fernado (Orgs.). A formação do professor e o ensino das artes visuais. Santa Maria: Editora da UFMS, 2015, p. 75-88.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.