Artesania como processo: o estágio curricular em Artes Visuais como espaço de observação e reflexão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.103753

Palavras-chave:

Artesania. Estágio curricular. Artes Visuais. Formação. Cotidiano

Resumo

O texto apresenta diálogos a respeito do estágio curricular no âmbito da observação e da regência em Artes Visuais, abordando questões que transitaram pelo cotidiano formativo em licenciatura, pensando em quais reverberações foram proporcionadas à formação discente. A intenção é construir reflexões que atravessaram o estágio e promoveram interfaces com a artesania, considerando apontamentos sobre experiências no contexto da docência. O aporte dialógico do texto reside na provocação de perspectivas vinculadas com um olhar atento acerca dos caminhos críticos que comportam discussões de um conhecimento sensível, que pensa a artesania como processo.

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Biografia do Autor

Ana Paula Aparecida Caixeta, Universidade de Brasília — UnB, Brasília/DF

Doutora e mestre em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Artes Plásticas (UnB) e Letras (ICSH) com especialização em Língua Portuguesa. É professora adjunta do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília e professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PósLit/UnB). Tem experiência de ensino na educação básica estadual de Goiás e no Instituto Federal de Goiás. É pesquisadora e líder do grupo Epistemologia do Romance, buscando, atualmente, construir diálogos entre Literatura e Artes Visuais por meio da teoria da Epistemologia do Romance. Desenvolve pesquisas sobre Estética, Efeito estético e Ensino da Estética.

Luiz Carlos Pinheiro Ferreira, Universidade de Brasília — UnB, Brasília/DF

Doutor em Arte e Cultura Visual pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás, área de concentração em Arte, Cultura e Visualidades na Linha de Pesquisa: Culturas da Imagem e Processos de Mediação com a tese: MO(VI)MENTOS AUTOBIOGRÁFICOS: historiando fragmentos narrativos de experiências de vida docente e discente em artes visuais. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense no Campo de Confluência: Linguagem, Subjetividade e Cultura (2008), com enfoque no estudo do conceito de subjetividade e linguagem a partir da imagem fotográfica publicitária. Tem graduação com Licenciatura Plena em Educação Artística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996). Lecionou Artes Visuais e História da Arte nas redes municipal e estadual do Rio de Janeiro no período de 1998 a 2009. É professor adjunto na Universidade de Brasília, lotado no Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais e orientador de Mestrado credenciado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV/UNB, com o Projeto de Pesquisa: Experiências de vida, formação e autoformação: dialogicidade entre pesquisa narrativa, autobiografia e artes visuais.

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Publicado

2020-11-23

Como Citar

CAIXETA, A. P. A.; FERREIRA, L. C. P. Artesania como processo: o estágio curricular em Artes Visuais como espaço de observação e reflexão. Revista GEARTE, [S. l.], v. 7, n. 3, 2020. DOI: 10.22456/2357-9854.103753. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/103753. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Artes Visuais e Artesania: experiências e confluências metodológicas