O ensino das Artes Visuais e do Design: o campo da História como estratégia de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.100751

Palavras-chave:

Ensino da Arte. Ensino do Design. Pesquisa histórica. Mestrado em Artes Visuais. Educação do sensível.

Resumo

Esse artigo trata de um estudo teórico que visa aproximar Ensino das Artes Visuais e do Design ancorado a partir de um terceiro campo, o da História, no que diz respeito ao domínio da História da Educação formatado pela abordagem teórico-metodológica da História Cultural. Nesse contexto, foi realizado um levantamento de dados de pesquisas concernentes ao campo do Design produzidas no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), da Linha Ensino da Arte e Educação Estética, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com periodicidade entre 2012 e 2018. A partir da análise dos dados investigados foi possível refletir sobre a imbricação que interessa nesse estudo, a relação entre Arte, Ensino e Design, e considerar que no PPGAV/UFPel houve a proposição de um ensino, advindo do Ensino das Artes Visuais, voltado ao âmbito do estético e do sensível para o campo do Design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lislaine Sirsi Cansi, Universidade Federal de Pelotas — UFPel, Pelotas/RS

Possui graduação em Artes Visuais — Bacharelado e Licenciatura — pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/RS). Mestre em Artes Visuais, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista FAPERGS. Doutoranda em Educação, pela UFPel. Bolsista CAPES. É membro do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE). Tem experiência na área de Artes e Educação. Atuou como professora substituta do curso de Artes Visuais - Licenciatura, da UFPel; atuou como professora de arte no Colégio São José (Ensino Fundamental) e no Colégio Objetivo (Ensino Fundamental e Médio), em Pelotas, e nos Anos Finais do Ensino Fundamental nos municípios de Imbé, Capão da Canoa e Xangri-Lá (RS).

Referências

ALMEIDA, Mariana Leite de. GIFS: educação estética, afeto e ativismo através da imagem animada. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2015.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2012.

BARROS, José D’Assunção. O campo da História: especialidades e abordagens. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BURKE, Peter. O que é História Cultural? RJ: Zahar, 2008.

CANSI, Lislaine Sirsi. Poética na docência [corpo e território]. 2016. 215 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.

DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. A montanha e o videogame: escritos sobre educação. Campinas, SP: Papirus, 2010.

FREEDMAN, Kerry. Currículo dentro e fora da escola: representações da Arte na cultura visual. In: BARBOSA, Ana Mae. (Org.). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. São Paulo: Paz e Terra, 1983.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; LOPES, Eliane Marta Teixeira. Território plural: a pesquisa em História da Educação. São Paulo: Ática, 2010.

HERNÁNDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: UFSM, 2011.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

LE GOFF, Jacques. A História Nova. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

LUNARDELLO FONSECA, Renan Humberto. Arte, Ecologia e Design Autoral: um cartaz para o fim do mundo. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.

MAFFESOLI, Michel. O caminho da experiência. In: MAFFESOLI, Michel. O ritmo da vida: variações sobre o imaginário pós-moderno. Rio de Janeiro: Record, 2007.

MARTINS, Mirian Celeste. Entrevidas: caminhos inquietos de professores-propositores. educação, Santa Maria, v. 31, n. 2, p. 227-240, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1540/852

PEREIRA, Lucas Pessoa. Design de identidade visual gráfica em produções audiovisuais contemporâneas: uma análise da apropriação da visualidade medieval em O Senhor dos Anéis, Game Of Thrones e World of Warcraft. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

PINSKY, Carla Bassanezi. (Org.). Fontes históricas. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2008.

SILVA, Adriana Silva da. O infográfico conceitual como meio para o desenvolvimento de experiência estética significativa em web arte. 2014. 164 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

SILVA, Emerson Ferreira da. O espírito do som: encontros entre design, música e artes visuais no projeto gráfico de capas de discos. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.

WEBER, Paula. Livro das inquietações: experiências singulares no ensino do design. 2016. 137 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.

Downloads

Publicado

2020-07-17

Como Citar

CANSI, L. S. O ensino das Artes Visuais e do Design: o campo da História como estratégia de pesquisa. Revista GEARTE, [S. l.], v. 7, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2357-9854.100751. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/100751. Acesso em: 8 fev. 2023.

Edição

Seção

Ensino das Artes Visuais e do Design: abordagens transdisciplinares