Passado e presente precários: imagens do centro histórico de Natal/RN — Brasil em sobreposições fotográficas

Autores

Palavras-chave:

cidade, centro histórico, Natal/RN, precariedade, fotografia, imagens da cidade

Resumo

Este ensaio apresenta um mapa e dez sobreposições fotográficas que abordam a cidade do Natal/RN — Brasil apontando para as condições de precariedade persistentes em sua história. Utilizando a pesquisa documental, a captura fotográfica realizada em 2017 e a pesquisa fotográfica tomei a planta da cidade como base espacial e as fotografias como pontos a percorrer em campo. Como resultado vê-se, no centro histórico, estruturas comprometidas que evidenciam a precariedade da sua conservação. As tentativas de reabilitação não parecem lograr êxito deixando esvair-se o dever e o direito à memória da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Duarte Barbosa Júnior, NEABI/IFRN-CN

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI/IFRN-CN) e do Núcleo de Antropologia Visual (NAVIS/UFRN).

Referências

ALMEIDA, Cândido Mendes. Atlas do Império do Brazil. Rio de Janeiro: Lithographia do Instituto Philomatico, 1868.

BARBOSA JR, José Duarte. Trajetórias, grafias e arte de rua na cidade do Natal/RN — Brasil. UFRN/PPGAS, 2019. [Tese]

_____________________. Favela não é o lugar, são as pessoas. Desconstruindo entre lugar e violência no Sarney e no Japão. Natal/RN: PPGAS/UFRN, 2013. (Dissertação).

CASCUDO, Luís da Câmara. História da Cidade do Natal. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, Brasília: INL; Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1980.

DANTAS, Manoel. Natal daqui a cinquenta anos. Natal/RN: Fundação José Augusto, 1996.

FERREIRA, Ângela L. A; DANTAS, George. A F. Os “indesejáveis” na cidade: as representações do retirante da seca (Natal, 1890–1930). In: Scripta Nova, Universidad de Barcelona, Nº 94 (96), 2001.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Edições Vértice/Editora Revista dos Tribunais, 1990.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

LYRA, Augusto T. História do Rio Grande do Norte. Natal/RN: IHGRN, 1998.

TEIXEIRA, Rubenilson B. Da cidade de Deus à cidade dos homens: a secularização do uso da forma e da função urbana. Natal/RN: EDUFRN, 2009.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Como Citar

Duarte Barbosa Júnior, J. . (2023). Passado e presente precários: imagens do centro histórico de Natal/RN — Brasil em sobreposições fotográficas. Fotocronografias, 8(19), 10–29. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/article/view/129728