Ela ensina com amor e carinho, mas toda enfezada, danada da vida: representações da professora na literatura infantil

Autores

  • Rosa Maria Hessel Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

representação, professora, literatura infantil, trabalho docente

Resumo

Quais as representações dominantes de professora encontradas na literatura infantil disponível às crianças brasileiras? Para responder a esta pergunta, o trabalho se debruça sobre um conjunto de 30 obras de literatura infantil, publicadas no país a partir de 1980, escolhidas entre aquelas em que ola professor/a desempenha papel principal ou secundário. Analisou-se o discurso escrito dessas obras e, a partir das representações dominantes, apresentam-se as seções: 1. Apresentando a escola (análise de representações da mestra como elemento de um mundo escolar harmonioso), 2. Quanto mau humor (análise da faceta repressiva e destemperada das personagens professoras), e 3. E surge a nova professora (análise das obras em que, de forma quase programática, a professora é uma personagem delineada conforme o ideal do discurso pedagógico mais recente).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Hessel Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rosa Maria Hesel Silveira é Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-02-21

Como Citar

Silveira, R. M. H. (2017). Ela ensina com amor e carinho, mas toda enfezada, danada da vida: representações da professora na literatura infantil. Educação & Realidade, 22(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71369

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)