Emoção e Percepção de Estudantes de Ensino Médio na Caminhada do Privilégio

Autores

  • Adriana Ribeiro de Macedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro/RJ – Brazil http://orcid.org/0000-0002-2094-8443
  • Kerollane Pereira de Araujo Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil http://orcid.org/0000-0003-1230-5576
  • Mariana Costa Loiola Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-1797-8086
  • Natalia Correia da Silva Ramos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Susana Engelhard Nogueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Luís Aureliano Imbiriba Laboratório de Biomecânica. Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-9274-7253

Palavras-chave:

Caminhada do Privilégio, Desigualdade Social, Escola, Aprendizagem Significativa, Dimensões Emocionais

Resumo

O debate social na escola é indispensável para uma educação integral, crítica e emancipadora. No entanto, sensibilizar os estudantes é essencial para abordar questões sociais de forma dialógica, diminuindo as resistências ao debate. A partir da reflexão de Grada Kilomba, do ponto de vista psíquico, sobre tais resistências, o trabalho adotou a Caminhada do Privilégio (PW) como estratégia de aproximação ao debate da desigualdade social na escola. Foram investigados: auto percepção da posição social dos estudantes, dimensões emocionais da PW, sinceridade na PW e impactos da PW na percepção dos estudantes sobre a desigualdade social. A posição final na PW se correlacionou com a auto percepção social. A magnitude das diferenças e os fatores relacionados desencadearam, de forma empática, percepções e reflexões sociais importantes.

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Biografia do Autor

Adriana Ribeiro de Macedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro/RJ – Brazil

Adriana Ribeiro de Macedo é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Extensão e Pesquisa Social (LIEPS/IFRJ) e do Núcleo de Estudos do Movimento Humano (NEMOH/UFRJ).

Kerollane Pereira de Araujo Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil

Kerollane Pereira de Araujo Dias é graduanda em Fisioterapia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Mariana Costa Loiola, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Mariana Costa Loiola é graduanda em Fisioterapia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Natalia Correia da Silva Ramos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Natalia Correia da Silva Ramos é graduanda em Fisioterapia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Susana Engelhard Nogueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Susana Engelhard Nogueira é doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Luís Aureliano Imbiriba, Laboratório de Biomecânica. Universidade Federal do Rio de Janeiro

Luís Aureliano Imbiriba é professor e pesquisador na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicado

2022-08-02

Como Citar

Macedo, A. R. de, Dias, K. P. de A., Loiola, M. C., Ramos, N. C. da S., Nogueira, S. E., & Imbiriba, L. . A. (2022). Emoção e Percepção de Estudantes de Ensino Médio na Caminhada do Privilégio. Educação & Realidade, 47. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/108437

Edição

Seção

Artigos