O Movimento de Formação Docente no Ensino de Geometria nos Anos Iniciais
Palavras-chave:
Formação de Professores. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática. Ensino de Geometria.Resumo
Neste artigo, discorremos sobre a organização de um
grupo do qual participavam quatro professoras que planejaram, desenvolveram
e avaliaram uma proposta de ensino. Nosso intuito foi discutir sobre
a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais, tendo
em vista os desafios de organizar uma Atividade Orientadora de Ensino
de Geometria. Para isso, pautamo-nos nos pressupostos da Teoria Histórico-
Cultural, e, especificamente da Teoria da Atividade (Leontiev, 1983;
1988) e da Atividade Orientadora de Ensino (Moura, 1996; 2010). Foi possível
evidenciar que o conhecimento matemático das docentes atuou como
norteador das ações e que o compartilhamento destas mostrou-se como
preponderante para que se constituíssem como formadoras.