Discurso da Matemática Específica para Ensinar: a arte de governar

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Discurso, Poder, Governamentalidade.

Resumo

O artigo discute como o discurso da Matemática específica para ensinar tem proposto a condução da conduta de professores(as) de Matemática. Trata-se de um ensaio teórico decorrente de uma problematização foucaultiana que incidiu sobre estudos que tratam do Conhecimento Matemático para o Ensino, do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática e da Matemática para o Ensino. Esse discurso põe em exercício diferentes tipos de poder, mobilizando estratégias e táticas a fim de acionar a tecnologia nomeada Tecnologia da Especificidade Matemática. Os resultados sugerem que as condutas disponibilizadas por esse discurso transitam entre a lógica individual e disciplinar à lógica governamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline de Souza Pereira Grilo, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana/BA

Jaqueline de Souza Pereira Grilo é professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS. 

Jonei Cerqueira Barbosa, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador/BA

Jonei Cerqueira Barbosa é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, ambos na mesma instituição. Pesquisador Produtividade CNPq.

Publicado

2021-06-23

Como Citar

Grilo, J. de S. P., & Barbosa, J. C. (2021). Discurso da Matemática Específica para Ensinar: a arte de governar. Educação & Realidade, 46(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/98349

Edição

Seção

Artigos