Do Exílio Nacional à Cegueira Institucional: Mirela, uma criança congolesa
Palavras-chave:
Educação de Refugiados, Perspectiva Omnilética, Inclusão em Educação.Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir a cegueira observada em uma instituição escolar pública fluminense a partir do acompanhamento do caso de uma criança refugiada congolesa. O estudo, qualitativo do tipo estudo de caso (Yin, 2010), caracterizou-se pela observação não participante da aluna ao longo de um mês na escola para a qual foi encaminhada, além de entrevistas com educadores e outros atores sociais. Para nossa análise, utilizamos a perspectiva Omnilética (Santos, 2013). Os resultados nos permitiram perceber que a escola em questão parece ter desenvolvido uma certa cegueira quando se trata de casos de inclusão de crianças refugiadas, a despeito das boas intenções de vários de seus profissionais.Downloads
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Publicado
2021-01-26
Como Citar
Almeida, M. S. N. de, Santos, M. P. dos, & Silva, C. M. da. (2021). Do Exílio Nacional à Cegueira Institucional: Mirela, uma criança congolesa. Educação & Realidade, 45(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/94927
Edição
Seção
Artigos