Do Exílio Nacional à Cegueira Institucional: Mirela, uma criança congolesa

Autores

Palavras-chave:

Educação de Refugiados, Perspectiva Omnilética, Inclusão em Educação.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a cegueira observada em uma instituição escolar pública fluminense a partir do acompanhamento do caso de uma criança refugiada congolesa. O estudo, qualitativo do tipo estudo de caso (Yin, 2010), caracterizou-se pela observação não participante da aluna ao longo de um mês na escola para a qual foi encaminhada, além de entrevistas com educadores e outros atores sociais. Para nossa análise, utilizamos a perspectiva Omnilética (Santos, 2013). Os resultados nos permitiram perceber que a escola em questão parece ter desenvolvido uma certa cegueira quando se trata de casos de inclusão de crianças refugiadas, a despeito das boas intenções de vários de seus profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maicon Salvino Nunes de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ

Maicon Salvino Nunes de Almeida é Doutorando e Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mônica Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ

Mônica Pereira dos Santos é Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Psicologia, possui Mestrado e PhD em Psicologia e Educação Especial pela Universidade de Londres.

Carine Mendes da Silva, Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF

Carine Mendes da Silva é Pedagoga, Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Psicologia (Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) da Universidade de Brasília e Mestre na mesma área.

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Almeida, M. S. N. de, Santos, M. P. dos, & Silva, C. M. da. (2021). Do Exílio Nacional à Cegueira Institucional: Mirela, uma criança congolesa. Educação & Realidade, 45(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/94927

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)