Uma Palavra Detestável: do encontro entre literatura, escrita e educação

Autores

Palavras-chave:

literatura, escrita, ensino da escrita

Resumo

Perspectivando as práticas literárias no escopo das pedagogias culturais, o presente ensaio analisa os (contra)efeitos da voz pública dos escritores - de circulação sobretudo jornalística - como vetor de um controle difuso dos modos de escrita não literários, incluindo os escolares. Na companhia teórica de Michel Foucault, argumenta-se que a literatura, quando associada a um leitmotiv pedagógico, converte-se em um aparato veridictivo-subjetivador sustentado pela discursividade em torno dos escritores, acarretando um problema político no que tange à liberdade da escrita. Por fim, advoga-se em favor de um endereçamento desimpedido ao gesto escritural, capaz de desdobrá-lo em uma miríade de efetuações possíveis.

 

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Biografia do Autor

Silas Sampaio Garcia, USP - Faculdade de Educação

Mestre em Educação pela FEUSP

Julio Groppa Aquino, USP - Faculdade de Educação

Professor Titular da FEUSP.

Publicado

2020-02-27

Como Citar

Garcia, S. S., & Aquino, J. G. (2020). Uma Palavra Detestável: do encontro entre literatura, escrita e educação. Educação & Realidade, 45(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/93433

Edição

Seção

Expressões de Arte e Subjetividades Contemporâneas