Identidades Docentes numa Escola Pública de Elite Portuguesa

Autores

Palavras-chave:

Identidades Docentes, Escola Básica, Estudo de Caso

Resumo

Este artigo versa sobre as identidades profissionais de oito professores de uma escola básica pública lisboeta, à luz da tese de Claude Dubar. No estudo de caso, realizado em 2017-2018, a coleta de dados foi feita via entrevistas na linha de história de vida e questionários sobre aspectos sociais, econômicos e culturais. A análise da identidade biográfica mostra uma trajetória de professores que estudaram em escolas públicas, consideram-se dedicados e exigentes, além de que tiveram uma sólida formação profissional acadêmica. A identidade para o outro mostra que o grupo é tido como ativo e empreendedor pela comunidade e desenvolveu estilos pessoais de ensinar. A identidade relacional para si revela um exercício da docência focado na instrução de jovens da classe média-alta para o ensino superior.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloiza Dias Neves, Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ

Eloiza Dias Neves é doutora em Ciências Humanas-Educação, mestre em Educação Brasileira pela PUC-Rio e graduada e licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez pós-doutorado com supervisão de Bernard Charlot em 2012. Atuou na rede particular e pública de ensino no Rio de Janeiro desde 1984, da educação básica até o ensino superior. Atualmente é professora associada do Departamento de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atua como líder do Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Educação (NEEPEd). 

Publicado

2019-12-12

Como Citar

Neves, E. D. (2019). Identidades Docentes numa Escola Pública de Elite Portuguesa. Educação & Realidade, 44(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/88939

Edição

Seção

Artigos