Dizer o que Não se Deixa Dizer: Adorno e a expressão como atitude formativa

Autores

Palavras-chave:

Expressão, Prática, Teoria, Educação, Theodor Adorno

Resumo

Propomos discutir neste artigo o conceito de expressão presente na filosofia de Theodor Adorno. O objetivo é pensá-lo como atitude práxica formativa. Ao transformar a teoria num corpus acabado de verdade, a prática coisifica o pensamento e, por consequência, instrumentaliza a formação. No intuito de romper a lógica da linguagem da eficácia, própria da prática, encontramos na ideia de expressão um espaço possível para a revitalização ou reconfiguração crítica desta lógica formativa, isto é, encontramos nele uma teoria como resíduo de esperança.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Caires Correia, Universidade Federal do Tocantins, Palmas/TO

ábio Caires Correia é doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor Substituto no Colegiado de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Oneide Perius, Universidade Federal do Tocantins, Palmas/TO

Oneide Perius possui pós-doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor Adjunto de Filosofia na UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT); Professor no Mestrado Profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos UFT/ESMAT. 

Publicado

2019-12-12

Como Citar

Correia, F. C., & Perius, O. (2019). Dizer o que Não se Deixa Dizer: Adorno e a expressão como atitude formativa. Educação & Realidade, 44(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/88569

Edição

Seção

Artigos