Pela Recuperação da Ação e do Senso Comum: para além do platonismo na educação popular.

Autores

  • Flávio Henrique Albert Brayner UFPE

Palavras-chave:

Senso Comum. Educação Popular. Ação.

Resumo

A ideia de senso comum sempre foi vista, na Educação Popular, como sinônimo de alienação ou de ingenuidade. O tema, na verdade, remonta a Platão. Ora, é preciso ressignificar o senso comum e não insistir em contrastá-lo com saber culto ou com ciência, mas com senso privado e entendê-lo como a possibilidade linguística de construção de significados comuns para as nossas experiências. O objetivo desse artigo é mostrar que tal operação pode significar a reintrodução do político na educação como Ação (H. Arendt). Ação, Senso Comum e Educação podem ser rearticulados de forma a permitir, finalmente, uma saída do platonismo de que ainda sofre a teoria e a prática da Educação Popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Henrique Albert Brayner, UFPE

Flavio Henrique Albert Brayner é mestre em História pela UFPE, doutor em
Educação pela Universidade de Paris V-Sorbonne e pós-doutor em Educação pela Universidade de Paris VIII-Saint Denis. É professor convidado da Universidade de Montpellier III e professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE.

Arquivos adicionais

Publicado

2010-08-25

Como Citar

Brayner, F. H. A. (2010). Pela Recuperação da Ação e do Senso Comum: para além do platonismo na educação popular. Educação & Realidade, 35(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8345

Edição

Seção

Artigos