Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do Fitness
Palavras-chave:
Biopolítica. Governamentalidade. Controle. Corpo. Educação.Resumo
O artigo investiga o novo papel da instituição escolar à luz dos conceitos foucaultianos de biopolítica e governamentalidade e da noção deleuziana de sociedade de controle. Analisamos a escola moderna como instituição disciplinar privilegiada e discutimos sua crise contemporânea recorrendo à noção de pedagogia do controle, com a qual avaliamos as recentes reformas educacionais que começaram a redefinir o papel da escola no presente. Finalmente, abordamos o fenômeno recentíssimo da pedagogia do fitness, noção com a qual procuramos pensar a importância da escola na aplicação das políticas públicas, as quais visam produzir um corpo magro e saudável no contexto do combate à obesidade infantil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
2009-07-23
Como Citar
César, M. R. de A., & Duarte, A. (2009). Governo dos Corpos e Escola Contemporânea: Pedagogia do Fitness. Educação &Amp; Realidade, 34(2). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8264
Edição
Seção
Governamentalidade e Educação