Por uma Pedagogia Dionisíaca

Autores

  • Deniz Alcione Nicolay Professor Municipal de Novo Hamburgo - RS

Palavras-chave:

Dionisíaco. Pedagogia. Tragédia. Elementos Primordiais.

Resumo

O que pretende uma Pedagogia Dionisíaca? Qual a importância dos elementos vitais, inseridos nas práticas didáticas? Como aproximar corpo e espírito no exercício das tarefas educativas? Esses são alguns questionamentos desenvolvidos neste artigo, que partilha da filosofia nietzschiana como ferramenta conceitual, na abordagem de uma Pedagogia Dionisíaca: Pedagogia do sonho, da dança, da música, da alegria, das inúmeras máscaras de seu deus predileto, Dionísio. Desse modo, este artigo vale-se de um tom e de um formato que, antes de tudo, deve à potência da tragédia Ática sua primeira fonte de inspiração. Nesse sentido, procura variar seu estilo de abordagem, passando da seriedade acadêmica para a leveza do coro ditirâmbico, da sequência lógica para os atos trágicos; enfim, das respostas prontas para as perguntas ainda por fazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deniz Alcione Nicolay, Professor Municipal de Novo Hamburgo - RS

Deniz Alcione Nicolay é professor assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul (campus Cerro Largo, RS). É graduado em pedagogia pela Universidade
Feevale e mestre em educação pelo PPGEDU/UFRGS. Pertence ao DIF:
artistagens, fabulações, variações. Atualmente, é aluno de doutorado pelo mesmo programa, na linha de pesquisa Filosofias da Diferença e Educação.
E-mail: deniznicolay@yahoo.com.br

Arquivos adicionais

Publicado

2010-08-25

Como Citar

Nicolay, D. A. (2010). Por uma Pedagogia Dionisíaca. Educação & Realidade, 35(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/7933

Edição

Seção

Artigos