Formação de Professores no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (1938-2010)

Autores

  • Carlos Eduardo Vieira Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR
  • Nadia Gaiofatto Gonçalves Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Palavras-chave:

Formação de Professores. UFPR. Curso de Pedagogia. Licenciaturas.

Resumo

O objetivo do artigo é narrar a história do processo de formação de professores em nível superior no Estado do Paraná, tendo como fio condutor da análise aspectos relacionados à criação da primeira instituição de ensino superior do Estado, designada a partir de 1950, como Universidade Federal do Paraná (UFPR). Enfatizaremos as mudanças nas configurações institucionais, políticas e curriculares associadas aos diferentes espaços acadêmicos envolvidos nos processos de formação de professores na UFPR, entre 1938 e 2010. Especial atenção será dedicada à implantação e consolidação do curso de Pedagogia e do Setor de Educação, ainda que, pontualmente, analisaremos propostas e ações relacionadas aos cursos de licenciatura presentes na instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Vieira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Carlos Eduardo Vieira realizou pós-doutorado nas Universidades de Stanford-EUA (2015) e Cambridge-UK (2008); Doutor em História e Filosofia da Educação (PUC-SP-1998). Professor Associado 4 na UFPR, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, desde 1998. Presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE); Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desde 2002

Nadia Gaiofatto Gonçalves, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Nadia Gaiofatto Gonçalves possui Graduação e Mestrado em História (UNESP Assis), Doutorado (USP) e Pós-doutorado (UFRJ) em Educação. É professora associada da UFPR, docente do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de História e Historiografia da Educação, e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História.

Publicado

2016-11-30

Como Citar

Vieira, C. E., & Gonçalves, N. G. (2016). Formação de Professores no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (1938-2010). Educação & Realidade, 41. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/67656

Edição

Seção

Itinerários de Instituições de Formação Docente: memórias e narrativas para o amanhã