Compreendendo a Operação Denominada Comparação

Autores

  • Wivian Weller Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF

Palavras-chave:

Comparação. Comparação Cultural. Educação Comparada. Métodos Comparativos. Pesquisa Comparada.

Resumo

Nas ciências sociais a comparação cultural foi vista por um longo período como um procedimento científico voltado para determinar as estruturas ocultas a partir das quais ocorria o desenvolvimento das sociedades. Com base em aportes de Friedrich Tenbruck e Joachim Matthes, a primeira parte do artigo oferece uma análise crítica a esse tipo de entendimento da comparação e dos métodos utilizados. Na segunda parte são apresentadas duas pesquisas internacionais, com ênfase nos procedimentos metodológicos, motivos para a realização de ambos os estudos e aprendizados adquiridos. A riqueza de um estudo comparado não está apenas na capacidade de desvelamento de situações e realidades desconhecidas, mas também daquilo que não sabíamos sobre nós mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wivian Weller, Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF

Wivian Weller é professora associada do Departamento de Teoria e Fundamentos e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, atuando na linha de pesquisa: Estudos Comparados em Educação – ECOE. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2007 com atuação em projetos sobre jovens universitários, ensino médio e exames de acesso à educação superior.

Publicado

2017-06-16

Como Citar

Weller, W. (2017). Compreendendo a Operação Denominada Comparação. Educação & Realidade, 42(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/65106

Edição

Seção

Métodos de Educação Comparada