A Relação Professor-Aluno de uma Perspectiva Gramsciana

Autores

  • Rene Trentin Silveira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP – Brasil

Palavras-chave:

Antonio Gramsci. Relação Professor-Aluno. Pedagogia Gramsciana. Hegemonia. Intelectuais.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a relação professor-aluno à luz de algumas categorias de Antonio Gramsci. Para tanto, tomam-se como referências: um artigo jornalístico de sua autoria, de 1915; algumas notas dos Cadernos do Cárcere; e uma carta ao irmão Carlo, de 1930. Por esse caminho, pretende-se demonstrar que o autor advoga uma relação amigável entre professor e aluno, a qual exclui tanto o espontaneísmo pedagógico quanto o autoritarismo, o psitacismo e o diletantismo. Em suma, para Gramsci, a relação professor-aluno é de natureza dialética, de modo que “todo professor é sempre aluno e todo aluno, professor” (Gramsci, 2001, p. 399). Tal concepção se articula com as posições do autor sobre a relação entre os intelectuais e os simples e a questão da hegemonia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rene Trentin Silveira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP – Brasil

Professor livre-docente do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (UNICAMP).

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Silveira, R. T. (2017). A Relação Professor-Aluno de uma Perspectiva Gramsciana. Educação & Realidade, 43(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/64512

Edição

Seção

Diálogos com Pensadores sobre Educação