Diretrizes Curriculares e Professores Formadores: que relação é essa?

Autores

  • Mara Rejane Vieira Osório Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas/RS – Brasil

Palavras-chave:

Currículo. Licenciatura. Professores. Reforma. DCN.

Resumo

Este texto, a partir de estudos foucaultianos, problematiza a relação entre professores formadores e as reformas curriculares realizadas em três licenciaturas de uma instituição universitária de ensino superior (IES) pública. Envolvidos em atender e gerenciar demandas internas e externas, esses professores estão se constituindo como novos sujeitos. Neste sentido, questões fundamentais (bem comum, pedagógicas, valores, metas cognitivas, complexidade política) têm perdido espaço e esse sujeito passa a tratar do seu trabalho de modo técnico/pragmático; nesse processo, parece se afastar das possibilidades de interferir na produção e discussão dos currículos das licenciaturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Rejane Vieira Osório, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas/RS – Brasil

Bacharel e licenciada em Ciências Sociais, Doutora em Educação, Professora da Faculdade de Educação (Departamento de Ensino) e do PPGE da UFPel. Lider do Grupo de Estudos sobre Docência e Educação Básica: currículo, politicas e profissionalização docente (GEDEB).

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Vieira Osório, M. R. (2017). Diretrizes Curriculares e Professores Formadores: que relação é essa?. Educação & Realidade, 43(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/61426

Edição

Seção

Artigos