Experimentações com a Pesquisa Educacional Deleuze-Guattariana no Brasil

Autores

  • Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil
  • Cintya Regina Ribeiro Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Palavras-chave:

Gilles Deleuze. Félix Guattari. Pesquisa Educacional.

Resumo

Este artigo busca apresentar algumas imagens da produção educacional inspirada no dispositivo conceitual elaborado pelo filósofo Gilles Deleuze e pelo psicanalista Félix Guattari. Buscaremos evocar algumas sensações, ainda que difusas, emergentes de nosso encontro com um arquivo constituído de 565 artigos publicados em 44 periódicos educacionais, qualificados como A1 e A2 pela CAPES, no intervalo 1990-2013. Por meio desta análise, pretendemos delinear certas linhas de forças constitutivas dessas produções de pensamento, tendo em vista matizar algumas composições – preponderantes ou efêmeras – emergentes nesses estudos.

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Biografia do Autor

Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Integra o grupo de pesquisa do CNPq denominado CoPERP ‒ Coletivo de Pesquisadores sobre Educação e Relações de Poder.

Cintya Regina Ribeiro, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Graduada em Ciências Sociais pela USP, mestre e doutora em educação pela FEUSP. Integra o grupo de pesquisa do CNPq denominado CoPERP - Coletivo de Pesquisadores sobre Educação e Relações de Poder.

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Vinci, C. F. R. G., & Ribeiro, C. R. (2017). Experimentações com a Pesquisa Educacional Deleuze-Guattariana no Brasil. Educação &Amp; Realidade, 43(1). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/60813

Edição

Seção

Diálogos com Pensadores sobre Educação