Marx e Piaget: aproximações teóricas e epistemológicas

Autores

  • Adrian Oscar Dongo-Montoya Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Marília/SP – Brasil

Palavras-chave:

Pensamento de Piaget. Pensamento de Marx. Ação e Representação. Sincronia e Diacronia. Ciência e Ideologia.

Resumo

Este estudo propõe mostrar as aproximações do pensamento de Piaget com o de Marx em função da pesquisa sociológica de ambos os autores. Essas aproximações se manifestam nisto: as relações entre as partes e o todo societário, as relações entre a ação material e as representações sociais, as relações entre a sincronia e a diacronia e o papel das centrações e descentrações na formação das representações individuais e coletivas. Nessa perspectiva, analisaremos principalmente os estudos de Piaget sobre tais questões. Não deixaremos de analisar alguns estudos do próprio Marx e de seus seguidores sobre questões análogas, a fim de verificar supostas aproximações. Os resultados da nossa pesquisa evidenciam aproximações teóricas entre ambos os autores.

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Biografia do Autor

Adrian Oscar Dongo-Montoya, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Marília/SP – Brasil

Professor titular do Departamento de Psicologia
da Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Dongo-Montoya, A. O. (2017). Marx e Piaget: aproximações teóricas e epistemológicas. Educação & Realidade, 43(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/60803

Edição

Seção

Diálogos com Pensadores sobre Educação