Foucault e, O Desejável Conhecimento do Sujeito

Autores

  • Rosa Maria Bueno Fischer UFRGS

Palavras-chave:

Foucault, sujeito, subjetivação, subjetividade, confissão, descontinuidade.

Resumo

O objetivo deste texto é discutir as principais polêmicas em tomo da concepção de sujeito em Michel Foucault, a partir de algumas perguntas sobre as relações entre a educação e a produção de subj etividade na cultura contemporânea. Para tanto, descrevo o percurso do autor no modo de pensar o problema do sujeito, em diferentes momentos de sua trajetória, utilizando como ferramenta um de seus mais produtivos conceitos: o da descontinuidade histórica. Finalmente, detenho-me no tema da confissão, tal como é apresentado pelo filósofo, sugerindo algumas possibilidades de análise dessa tecnologia de subjetivação, no campo da educação.

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Publicado

2015-05-21

Como Citar

Fischer, R. M. B. (2015). Foucault e, O Desejável Conhecimento do Sujeito. Educação & Realidade, 24(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55804

Edição

Seção

Perspectivas sobre o Sujeito