Organização do Espaço e do Tempo na Inclusão de Sujeitos com Autismo

Autores

  • Catia Giaconi Universidade de Macerata, Macerata – Itália
  • Maria Beatriz Rodrigues Centro Pedagogico PROF (Fillotrano) – Itália

Palavras-chave:

Autismo. Inclusão Escolar. Organização Espaço e Tempo.

Resumo

Propomos uma reflexão integradora entre especificidades da
síndrome do autismo e possíveis linhas de ação para a inclusão escolar. Discutimos pressupostos históricos e normativos, indicadores de boas práticas, que buscam conjugar qualidade com escolhas pedagógicas. Enfatizamos uma série de novas atenções profissionais, principalmente no que se refere à contínua investigação sobre hipóteses etiológicas do autismo, diagnóstico precoce, assim como prontidão e pluralidade das intervenções educativas
e didáticas, que favorecem projetos de inclusão escolar. Analisamos as principais abordagens sobre o autismo, recolhendo elementos essenciais
para uma proposta, ou linhas-guia, de inclusão de sujeitos com autismo na
escola.

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Biografia do Autor

Catia Giaconi, Universidade de Macerata, Macerata – Itália

é professora associada da Universidade de Macerata. Nomeada
na Sociedade italiana de Pedagogia. Conduz pesquisas sobre inclusão
escolar e social. Responsável por projetos europeus sobre a inclusão de pessoas
com deficiência na educação superior.

Maria Beatriz Rodrigues, Centro Pedagogico PROF (Fillotrano) – Itália

é PhD pelo Institute of Development Studies - IDS,
Sussex University (G.B.). Colabora desde 2010 na cátedra de pedagogia e didática
especial da Universidade de Macerata (Itália). Pesquisadora do Centro
Pedagógico Internazionale PROF (Itália).

Publicado

2014-07-03

Como Citar

Giaconi, C., & Rodrigues, M. B. (2014). Organização do Espaço e do Tempo na Inclusão de Sujeitos com Autismo. Educação & Realidade, 39(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/46442

Edição

Seção

Educação Especial