Movimentos e Matérias da Iniciação à Docência

Autores

  • Paola Zordan UFRGS

Palavras-chave:

Matéria. Disciplina. Escola Básica. Criação

Resumo

Movimentos junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), desenvolvido junto à Escola Básica com acadêmicos licenciandos, se apresentam aqui junto à perspectiva esquizoanalítica de Deleuze e Guattari. O conceito de matéria é tratado frente sua intrínseca relação com a constituição das disciplinas do conhecimento, enfatizando o dispositivo que envolve o início da atuação de licenciandos em sala de aula. O encontro entre mestres e discípulos configura uma disciplina cuja matéria é constituída na aprendizagem do ensino via uma série de ações, entre as quais se ressalta a criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Zordan, UFRGS

É mestre e doutora em Educação, bacharel em Desenho e licenciada em Educação Artística pela UFRGS. Na mesma instituição é professora do Programa de Pós-graduação em Educação, atuando entre a Educação e as Artes Visuais.

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Zordan, P. (2015). Movimentos e Matérias da Iniciação à Docência. Educação & Realidade, 40(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45945

Edição

Seção

Didática na Educação Básica