O Movimento de Formação Docente no Ensino de Geometria nos Anos Iniciais
Palavras-chave:
Formação de Professores. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática. Ensino de Geometria.Resumo
Neste artigo, discorremos sobre a organização de um
grupo do qual participavam quatro professoras que planejaram, desenvolveram
e avaliaram uma proposta de ensino. Nosso intuito foi discutir sobre
a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais, tendo
em vista os desafios de organizar uma Atividade Orientadora de Ensino
de Geometria. Para isso, pautamo-nos nos pressupostos da Teoria Histórico-
Cultural, e, especificamente da Teoria da Atividade (Leontiev, 1983;
1988) e da Atividade Orientadora de Ensino (Moura, 1996; 2010). Foi possível
evidenciar que o conhecimento matemático das docentes atuou como
norteador das ações e que o compartilhamento destas mostrou-se como
preponderante para que se constituíssem como formadoras.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-09-22
Como Citar
Lopes, A. R. L. V., & Vaz, H. G. B. (2014). O Movimento de Formação Docente no Ensino de Geometria nos Anos Iniciais. Educação &Amp; Realidade, 39(4). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45898
Edição
Seção
Matemática nos Anos Iniciais