Aprender na Atualidade e Tecnologias: implicações para os estudos no ensino médio

Autores

  • Rosemeire Reis Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió/AL – Brasil

Palavras-chave:

Ensino Médio. Aprendizagem. Tecnologia da Educação.

Resumo

Análise sobre o aprender, de sua relação com as
tecnologias atuais e com o trabalho escolar no Ensino Médio, realizada, a
partir do recorte de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida por dois anos
com estudantes de Ensino Médio em uma escola pública em Maceió. Privilegiaram-
se resultados obtidos nos questionários e nos grupos de discussão.
Identifica-se que o aprender na escola pode ter um papel diferenciado
para garantir a mediação e a desnaturalização das informações veiculadas
nesses artefatos culturais, desde que as condições objetivas sejam asseguradas
e que tais informações sejam questionadas, investigadas, o que pode
contribuir para que os jovens e adultos tenham acesso a processos significativos
de apropriação de conhecimentos.

 

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Biografia do Autor

Rosemeire Reis, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió/AL – Brasil

é doutora em Educação pela USP, com estágio de doutorado
na Universidade Paris XIII e pós-doutorado em Educação sob a supervisão
do Prof. Bernard Charlot (UFS). Professora no Centro de Educação da Universidade
Federal de Alagoas, na graduação e pós-graduação em Educação,
líder do grupo de pesquisa Juventudes, Culturas e Formação (UFAL) e integrante
do grupo de pesquisa Profissão docente: desafios contemporâneos
(USP).

Publicado

2014-09-23

Como Citar

Reis, R. (2014). Aprender na Atualidade e Tecnologias: implicações para os estudos no ensino médio. Educação &Amp; Realidade, 39(4). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/42085

Edição

Seção

Artigos