Acessibilidade / Reportar erro

Língua estrangeira moderna na escola pública: possibilidades e desafios

Modern foreign language in brazilian public schools: challenges and possibilities

Resumos

O objetivo deste artigo é discutir as possibilidades e desafios do ensino de língua estrangeira na escola pública brasileira. Em um momento social, econômico e político em que o governo se mostra interessado na aprendizagem (urgente) de línguas estrangeiras na escola pública, acirra-se ainda mais a disputa entre duas metodologias que se pretendem ideais: de um lado, o ensino com foco na leitura; do outro, o ensino das competências escritas e orais da língua. A partir da chamada abordagem comunicativa e dos documentos oficiais nacionais, aponta-se para uma desconstrução dessa disputa entre metodologias, indicando possibilidades de trabalho efetivo à luz dos documentos oficiais e de uma ressignificação da abordagem comunicativa.

Língua Estrangeira; Ensino Público; Documentos Oficiais; Competências Escritas e Orais


The purpose of this article is to discuss the possibilities and challenges of foreign language teaching in Brazilian public schools. In a social, economic, and, political moment in which the government is interested in students' (urgent) learning of foreign languages in public schools, the dispute between two methodologies increases: on the one hand, a focus on teaching reading; on the other, the teaching of written and oral language competences. Starting the discussion with the so-called communicative approach and the official national documents, this text points to the deconstruction of this dispute between methodologies, indicating possibilities of actual work in the light of the official documents and a resignifying of the communicative approach.

Foreign Language; Public Teaching; Official Documents; Writing and Oral Competences


  • ALMEIDA, Ricardo. The Teaching of English as a Foreign Language in the Context of Brazilian Regular Schools: a retrospective and prospective view of policies and practices. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 12, n. 2, p. 331-348, 2012.
  • ANTHONY, Edward. Approach, Method and Technique. English Language Teaching, v. 17, p. 63-57, 1963.
  • BAHKTIN, Mikhail. [1952]. Os Gêneros do Discurso. In: BAHKTIN, Mikail [1979]. Estética da Criação Verbal. 4. ed. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2003.
  • BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Edital PNLD 2015: Ensino Médio. Brasília, 2013. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-editais>. Acesso em: 07 fev. 2013.
  • BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria De Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Volume 1: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_ volume_01_internet.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2008.
  • BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2008.
  • BROWN, Henry Douglas. Teaching by Principles: an interactive approach to language pedagogy. 3. ed. London: Longman, 2007a.
  • BROWN, Henry Douglas. Principles of Language Learning and Teaching. 4. ed. London: Longman, 2007b.
  • BROWN, Henry Douglas. English Language Teaching in the "Post-Method" Era: towards better diagnosis, treatment, and assessment. In: RICHARDS, Jack; RENANDYA, Willy (Org.). Methodology in Language Teaching: an anthology of current practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
  • CANALE, Michael; SWAIN, Merril. Theoretical Bases of Communicative approaches to Second Language Teaching and Testing. Applied Linguistics, v. 1, n. 1, p. 1-47, 1980.
  • CELCE-MURCIA, Marianne (Org.). Teaching English as a Second or Foreign Lan guage. 3. ed. Boston: Heinle & Heinle, 2001.
  • CERVETTI, Gina; PARDALES, Michael; DAMICO, James. A Tale of Differences: comparing the traditions, perspectives, and educational goals of critical reading and critical literacy. Reading Online, 4(9), abr. 2001. Disponível em: <http://www.readingonline.org/articles/art_index.asp?HREF=/articles/cervetti/index.html>. Acesso em: 06 out. 2010.
  • CLANSFIELD, Lindsay. Global. Oxford: Macmillan, 2010.
  • COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (Org.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.
  • DOFF, Adrian; GOLDSTEIN, Ben. English Unlimited. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.
  • ELLIS, Rod. Instructed Second Language Acquisitio: learning in the classroom. Oxford: Blackwell, 1990.
  • FAIRCLOUGH, Norman. Discourse and Social Change. Cambridge: Polity Press, 1992.
  • GOLDSTEIN, Ben. New Framework. Oxford: Richmond Publishing, 2008.
  • GOLDSTEIN, Ben; JONES, Ceri. The Big Picture. Oxford: Richmond Publishing, 2012.
  • HAMMER, Jeremy. The Practice of English Language Teaching. 4. ed. London: Longman, 2007.
  • HYMES, Dell. On Communicative Competence. In: PRIDE, J. B.; HOLMES, Janet (Org.). Sociolinguistics. Harmondsworth: Penguin, 1972.
  • KUMARAVADIVELU, B. Towards a Post-Method Pedagogy. TESOL Quarterly, v. 35, n. 4, p. 537-560, 2001.
  • MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
  • MAYBIN, Janet; MOSS, Gemma. Talk About Texts: reading as a social event. Journal of Research in Reading, v. 16, n. 2, p. 138-147, 1993.
  • MOITA LOPES, Luiz Paulo. A Nova Ordem Mundial, os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Ensino de Inglês no Brasil: a base intelectual para uma ação política. In: BARBARA, Leila; RAMOS, Rosinda de Castro Guerra (Org.). Reflexão e Ações no Ensino-Aprendizagem de Línguas. Campinas: Mercado de Letras, 2003. P. 29-57.
  • OXENDEN, Clive; LATHAM-KOENIG, Christina. English File. Third edition. Oxford: Oxford University Press, 2012.
  • RICHARDS, Jack; BOHLKE, David. Four Corners. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.
  • RICHARDS, Jack; HULL, Jonathan; PROCTOR, Susan. Interchange. Fourth edition. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
  • RICHARDS, Jack; RODGERS, Teodore. Approaches and Methods in Language Teaching. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
  • SANTOS, Milton. Por uma Outra Globalização. Rio de Janeiro: Record, 2000.
  • SASLOW, Joan; ASCHER, Allen. Top Notch. Second edition. London: Pearson, 2011.
  • SCHNEWLY, Bernard. [1994] Gêneros e Tipos de Discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e Escritos na Escola. 2 ed. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
  • SCRIVENER, Jim. Learning Teaching: a guidebook for English language teachers. 3. ed. Oxford: Macmillan, 2010.
  • SELINKER, Larry. Interlanguage. International Review of Applied Linguistics, v. 10, p. 209-231, 1972.
  • SOARS, John; SOARS, Liz. New Headway. Fourth edition. Oxford: Oxford University Press, 2009.
  • TAYLORE-KNOWLES, Joanne; ROGERS, Mickey. Open Mind. Oxford: Macmillan, 2010.
  • VYGOTSKY. Lev. A Formação Social da Mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2014

Histórico

  • Recebido
    23 Maio 2013
  • Aceito
    03 Fev 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br