Ciência e Ideologia na Prática dos Professores de Sociologia no Ensino Médio: da neutralidade impossível ao engajamento indesejável, ou seria o inverso?

Autores

  • Amaury Cesar de Moraes Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia. Ideologia. Imprensa. Alfabetização Científica.

Resumo

O impacto que a inclusão da sociologia nos currículos do
ensino médio causou no âmbito da escola e no campo das ciências sociais tem sido avaliado sob diferentes perspectivas: a) para uma, há perigo de que a sociologia não seja ensinada como ciência, mas como discurso ideológico; b) para outra, o ensino de Sociologia deve ser conscientizador e transformador da sociedade; c) uma terceira enfatiza seu caráter de alfabetização científica, ao equipar estudantes com teorias e métodos, levando-os à consciência de si mesmos e do mundo em que vivem. Pensando a escola média como espaço público, a escolha por uma das vertentes vai além das convicções pessoais do professor, sendo norteada por sua responsabilidade como formador de cidadãos autônomos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amaury Cesar de Moraes, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

É graduado em Ciências Sociais e Filosofia pela
Universidade de São Paulo (USP), onde fez também o mestrado (Ciência Política) e o doutorado (Educação). Coordenou a equipe que elaborou as Orientações Curriculares para o Ensino Médio-Sociologia, participando da campanha pela obrigatoriedade da disciplina no Ensino Médio. Autor de vários artigos sobre o ensino de Sociologia, é professor de Metodologia do Ensino de Ciências Sociais na Faculdade de Educação da USP.

Publicado

2014-01-28

Como Citar

de Moraes, A. C. (2014). Ciência e Ideologia na Prática dos Professores de Sociologia no Ensino Médio: da neutralidade impossível ao engajamento indesejável, ou seria o inverso?. Educação & Realidade, 39(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/37585

Edição

Seção

Ensino de Sociologia