Os Profissionais do Impossível

Autores

  • Marcelo Ricardo Pereira Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

Palavras-chave:

Impossibilidade e Impotência. Psicanálise e Educação. Alteridade. Discurso.

Resumo

Como admoestava Freud: “[...] uma escola deve conseguir mais do que não impelir seus alunos ao suicídio; ela deve lhes dar o desejo de viver”. Mas como efetivamente fazê-lo? Como não se sentir impotente frente ao outro que demanda aprender? Como refrear o gozo do capital ou a tirania cientificista dos manuais pedagógicos? Há que se consentir as incertezas e ambivalências próprias do gesto de educarou subverter a vontade de ignorância do outro sem abandoná-lo, fazendo valer assim seu desejo de viver. Com base nos conceitos de impotência, de impossibilidade e da teoria dos discursos, introduziremos as questões que abordaremos neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Ricardo Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

É professor da UFMG e coordena a Linha/Área: Psicologia, Psicanálise e Educação, do Programa de Pós-Graduação/FaE. É pesquisador do CNPq e PPM/FAPEMIG e integrante do LAPED e PRODOC (UFMG), do LEPSI (USP) e do GT Psicanálise, Infância e Educação (ANPEPP). É professor visitante dos cursos Psicoanálisis y Prácticas Socio-Educativas (FLACSO, Argentina), Educación y Psicoanálisis (UNMdP) e representa a UFMG junto à Red Interuniversitaria INFEIES (A.Latina e Espanha). Participa de Projeto de pesquisa sobre: psicanálise, subjetividade, adolescência, professor e a orientação clínica para o mal-estar, sintoma e impasses na transmissão. Intensa participação em congressos com vários trabalhos apresentados, resumos publicados em anais, participação em dissertações e teses, assim como vários trabalhos e produções técnicas.

Publicado

2013-06-18

Como Citar

Pereira, M. R. (2013). Os Profissionais do Impossível. Educação & Realidade, 38(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/34930

Edição

Seção

Educação, Psicanálise e Alteridade