A Palavra e as Condições da Educação Escolar

Autores

  • Leandro de Lajonquiere USP

Palavras-chave:

Palavra Professoral. Psicanálise e Educação. Freud e a Educação. Desejo e Educação. Avaliação Escolar.

Resumo

Estudos recentes sobre gestão e resultados escolares apontam a presença do, assim chamado, efeito-professor como um fator associado ao desempenho dos alunos. Desenvolve-se neste texto a premissa de que esses estudos acabam, paradoxalmente, demonstrando a pertinência da reflexão psicanalítica, que aponta para o estatuto da palavra mestre no interior de uma tradição filial professoral como condição necessária à educação escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro de Lajonquiere, USP

Doutor pela Universidade Estadual de Campinas(Unicamp) (1992), Livre-docência na Universidade de São Paulo (USP)(1999) e Diploma de HDR junto à Université Paris 8 (2011). Professor Titularda Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, desde 2005. Obteve a titulaçãoacadêmica francesa Professeur des universités em 2012. Membro fundadordo laboratório LEPSI da USP e membro do CERSE EA 965 - UCBN - França.Psicanalista, membro de Analyse Freudienne (Paris).

Publicado

2013-06-18

Como Citar

de Lajonquiere, L. (2013). A Palavra e as Condições da Educação Escolar. Educação & Realidade, 38(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/34257

Edição

Seção

Educação, Psicanálise e Alteridade