A Palavra e as Condições da Educação Escolar
Palavras-chave:
Palavra Professoral. Psicanálise e Educação. Freud e a Educação. Desejo e Educação. Avaliação Escolar.Resumo
Estudos recentes sobre gestão e resultados escolares apontam a presença do, assim chamado, efeito-professor como um fator associado ao desempenho dos alunos. Desenvolve-se neste texto a premissa de que esses estudos acabam, paradoxalmente, demonstrando a pertinência da reflexão psicanalítica, que aponta para o estatuto da palavra mestre no interior de uma tradição filial professoral como condição necessária à educação escolar.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-06-18
Como Citar
de Lajonquiere, L. (2013). A Palavra e as Condições da Educação Escolar. Educação & Realidade, 38(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/34257
Edição
Seção
Educação, Psicanálise e Alteridade