A Imagem e as Ciências Humanas: a poética visual como possibilidade de construção do saber

Autores

  • Luis Artur Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil
  • Tania Mara Galli da Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil
  • Margarete Axt Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

Palavras-chave:

Imagem. Epistemologia. Poética. Metodologia. Whitehead.

Resumo

Este artigo propõe uma nova perspectiva
sobre o papel da imagem na produção do conhecimento, especialmente no
que se refere às ciências humanas. Na modernidade científica a imagem
foi considerada um ente de ontologia falha. Na contemporaneidade a imagem
ganhou uma nova importância: ela se tornou nosso principal meio de
expressão e comunicação além de servir importante estratégia de pesquisa.
Por outro lado, a produção de saber/conhecimento através de imagens
poéticas e experimentais é ainda hoje um tabu na academia. Contra esta
concepção, muitos artistas e pensadores criaram outro modo de pensar as
relações entre imagem e ciência: a imagem é real e imanente ao nosso mundo,
posto que ambos nada mais são do que ação. A imagem poética produz
uma grande variedade de transformações nos nossos modos de ver ao mundo,
resultando em uma interessante estratégia para a pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Artur Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

é psicólogo e artista plástico. Mestre em Psicologia Social
UFRGS. Doutor Interdisciplinar no PPGIE/CINTED UFRGS. Pesquisador do
Grupo Corpo, Arte e Clínica (UFRGS). Docente Adjunto do Curso de Psicologia
da Universidade Federal de Pelotas, elabora pesquisas na área dos hibridismos
metodológicos entre as Artes e as Ciências Sociais e da Educação.

Tania Mara Galli da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

é docente no PPGPSI e PPGIE UFRGS. Coordenadora
do grupo de pesquisa Corpo, Arte e Clínica. Dirige a Coleção Cartografias,
editada pelas editoras UFRGS e Sulina. Atualmente coordena o Projeto
de pesquisa Arquivo e Testemunho de vidas infames: restos que insistem,
que toma o Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) Porto Alegre/RS como
campo empírico.

Margarete Axt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

é docente no PPGPSI e PPGIE UFRGS. Coordenadora do Laboratório
de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição, FACED/ UFRGS,
buscando possibilidades de interlocução da educação com os estudos
em filosofia da linguagem e filosofia da diferença, nas interfaces com a psicologia
(social e cognitiva).

Publicado

2014-09-23

Como Citar

Costa, L. A., Fonseca, T. M. G. da, & Axt, M. (2014). A Imagem e as Ciências Humanas: a poética visual como possibilidade de construção do saber. Educação &Amp; Realidade, 39(4). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/28233

Edição

Seção

Artigos