A Pedagogia do Si Mesmo: debate sobre a emergência do sujeito que aprende

Autores

  • Ana Maria Orofino Teles Faculdade de Educação/UnB
  • Teresa Cristina Siqueira Cerqueira Faculdade de Educação/UnB

Palavras-chave:

Sujeito. Subjetividade. Educação. Saúde. E-learning.

Resumo

Este artigo busca contribuir com o desenvolvimento de conceitos pedagógicos que prestigiem a subjetividade humana como elemento de integração dos aspectos simbólicos, emocionais, históricos, atuais,conscientes, não conscientes, racionais e irracionais. A proposta teórica que aqui se utiliza como filtro de percepção dos processos subjetivos é a teoriada subjetividade cultural-histórica de González Rey. Fez-se uma investigação construtivo-interpretativa de um curso online, cujo tema era da área da saúde, que teve como estratégia uma pedagogia de si que revelou posturas pedagógicas relevantes para emergência do aprendiz como sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Orofino Teles, Faculdade de Educação/UnB

É psicóloga, mestre em Educação e Ecologia Humana, doutoranda em Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação na FE/UnB.

Teresa Cristina Siqueira Cerqueira, Faculdade de Educação/UnB

É psicóloga, mestre em psicologia social e da personalidade pela UnB, doutora em psicologia da educação pela Unicamp, professor adjunto na FE/UnB.sília.

Publicado

2013-09-06

Como Citar

Teles, A. M. O., & Cerqueira, T. C. S. (2013). A Pedagogia do Si Mesmo: debate sobre a emergência do sujeito que aprende. Educação & Realidade, 38(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/26242

Edição

Seção

Artigos