Limites e Possibilidades da Racionalidade Pedagógica no Ensino Superior

Autores

  • Francisco Kennedy Silva dos Santos UFPE

Palavras-chave:

Ensino Superior. Ensino de Geografia. Trabalho Docente. Racionalidade Pedagógica.

Resumo

Este artigo é resultado de uma investigação que tem por objeto o trabalho e a mobilização de saberes docentes, tendo como foco principal de análise os limites e as possibilidades da racionalidade pedagógica no Ensino Superior. A fundamentação teórica ancora-se em diversos estudos que procuram mapear as racionalidades que movem esses profissionais em situação de trabalho, tendo como referencial a prática. Diante da complexidadedo objeto, utilizou-se da pesquisa qualitativa, uma vez que esta privilegiaos significados dos sujeitos da pesquisa. Os resultados da pesquisa evidenciam que os docentes investigados, movidos por uma racionalidade técnica, possuem uma pedagogia própria pautada na transmissão do conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Kennedy Silva dos Santos, UFPE

É doutor em Educação. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Inovação – GPECI/CNPQ.

Publicado

2013-09-06

Como Citar

Silva dos Santos, F. K. (2013). Limites e Possibilidades da Racionalidade Pedagógica no Ensino Superior. Educação & Realidade, 38(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25361

Edição

Seção

Artigos