Contos de Fadas e Infância(s)

Autores

  • Betina Hillesheim Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Neuza Maria de Fátima Guareschi PUC-RS

Palavras-chave:

Contos de Fada. Infância. Produções Discursivas.

Resumo

Neste artigo buscamos discutir como os contos de fadas produzem modos de ver, descrever e compreender a infância, prescrevendo formas de ser criança. A escolha dos contos de fadas pautou-se no fato de que eles marcam o começo da leitura infantil, sendo que, no decorrer deste artigo, apontamos alguns detalhes, acidentes, acasos, assim como regularidades que acompanham essas obras. Discutimos como os contos de fadas articulam as produções discursivas sobre a infância - tanto de culpa e irracionalidade quanto de inocência - no sentido de tomá-la governável, ou seja, agindo no disciplinamento e controle dos corpos infantis, entrelaçando-se, assim, com um projeto pedagógico. Ao mesmo tempo, a arte traz consigo possibilidades de ruptura, transgressão e resistência, trazendo a experiência de estranhamento, de como as coisas ainda não são.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Betina Hillesheim, Universidade de Santa Cruz do Sul

Betina Hillesheim é psicóloga, docente do Departamento de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul, mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS), doutoranda em Psicologia (PUCRS).

Neuza Maria de Fátima Guareschi, PUC-RS

Neuza Maria de Fátima Guareschi é professora e pesquisadora do PPGP - Faculdade de Psicologia - PUCRS. Coordenadora do Grupo de Pesquisas Estudos Culturais e Teorias Contemporâneas.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-09-12

Como Citar

Hillesheim, B., & Guareschi, N. M. de F. (2011). Contos de Fadas e Infância(s). Educação & Realidade, 31(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22976

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)