A Psicanálise e o Debate sobre o Desaparecimento da Infância

Autores

  • Leandro de Lajonquiere Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Infância. Infantil. Psicanálise. Educação.

Resumo

Parece que as crianças se comportam de forma diferente de outros tempos. Tratar-se-ia de novas produções subjetivas, ora bem-vindas, ora indesejáveis. Assim, impera, no campo pedagógico e psicológico, a idéia de que a educação deve se adequar a essa nova forma de ser das crianças, como conseqüência do desaparecimento da infância inventada pela modernidade. No entanto, os estudos em Psicanálise e Educação (tributários da noção de o infantil) possibilitam operar um deslocamento nesse raciocínio viciado por certo naturalismo e, dessa forma, considerar o retorno inevitável e disruptivo de um resto de produção discursiva da infância no devir da história.

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Biografia do Autor

Leandro de Lajonquiere, Universidade de São Paulo

Leandro de Lajonquiere é professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, co-fundador do LEPSI IPIFE - USP, pesquisador do CNPq l-D e Co-Editor do periódico científico Estilos da Clínica. Revista sobre a Infância com Problemas.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-09-12

Como Citar

Lajonquiere, L. de. (2011). A Psicanálise e o Debate sobre o Desaparecimento da Infância. Educação & Realidade, 31(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22973

Edição

Seção

Artigos