As Epistemologias dos Estudos Curriculares: diferenças e identidades

Autores

  • José Licínio Backes Universidade Católica Dom Bosco
  • Ruth Pavan Universidade Católica Dom Bosco

Palavras-chave:

Epistemologia. Identidade. Diferença. Estudos Curriculares.

Resumo

O artigo analisa os trabalhos aprovados para a apresentação no GT de Currículo da ANPED no período 2005-2009, perscrutando suas epistemologias com base nos conceitos de diferença e identidade. A análise mostrou a presença de duas tendências: epistemologia da diferença pura, cujos autores desenvolvem suas reflexões curriculares, sem pensar em identidades, usando uma linguagem do devir, da pluralidade, da fuga, do escape, das picadas; epistemologia da DIFERENÇA/identidade: seus autores argumentam que as identidades são construídas na relação com as diferenças, mas essa não é uma relação linear, unidimensional, vertical, e sim híbrida, contingencial, deslizante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Licínio Backes, Universidade Católica Dom Bosco

José Licínio Backes é doutor em Educação. Professor do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco.

Ruth Pavan, Universidade Católica Dom Bosco

Ruth Pavan é doutora em Educação. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-07-22

Como Citar

Backes, J. L., & Pavan, R. (2011). As Epistemologias dos Estudos Curriculares: diferenças e identidades. Educação &Amp; Realidade, 36(2). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16956

Edição

Seção

Pesquisar em Educação