O que pode a Performance na Educação? Uma entrevista com Richard Schechner

Autores

  • Richard Schechner
  • Gilberto Icle UFRGS
  • Marcelo de Andrade Pereira UFSM

Resumo

O presente texto é a transcrição de uma entrevista realizada com o diretor norte-americano Richard Schechner pelos professores Gilberto Icle e Marcelo de Andrade Pereira, para Educação & Realidade, em fevereiro de 2010, no Café Le Courlis, em Paris. O texto da entrevista foi gentilmente transcrito e traduzido pelo professor Marcelo de Andrade Pereira e revisado na sua versão em inglês pelo entrevistado. Richard Schechner propôs e desenvolveu os Estudos da Performance (Performance Studies), também conhecidos como Teoria da Performance, a partir de seu contato com o antropólogo VictorTurner em meados dos anos 1970. Foi a partir dessa época e em diversos domínios que a noção de performance se tornou central nas pesquisas, sobretudo em Artes, Antropologia, Educação e em vários campos das ciências humanas. O professor Schechner teve uma contribuição ímpar para esse desenvolvimento. Ele ficou conhecido no mundo todo por seus livros e artigos, traduzidos em mais de quarenta línguas. Ele é editor de um dos principais veículos de divulgação na área, a revista Theatre Drama Review, da Universidade de Nova Iorque, onde é professor e responsável pelo departamento de Estudos da Performance. Como teórico e praticante do teatro, RichardSchechner é responsável por uma ampliação da ideia de teatro para outros domínios, além do estético-artístico. Por intermédio do conceito de Performance ele conecta diferentes formas de ação humana, fazendo-nos repensar conceitos como realidade, ficção, representação, identidade, alteridade, cena, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richard Schechner

Richard Schechner é doutor pela Tulane University. É fundador e professor do
Departamento de Estudos da Performance na Universidade de Nova Iorque.
Autor de diversos livros e artigos. Editor de Theatre Drama Review.

Gilberto Icle, UFRGS

Gilberto Icle é doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do
Sul, onde atualmente é Professor Adjunto na área de Teatro no Programa de
Pós-graduação em Educação. É editor associado de Educação & Realidade.

Marcelo de Andrade Pereira, UFSM

Marcelo de Andrade Pereira é doutor em Educação pela Universidade Federal
do Rio Grande do Sul e Professor Adjunto, pesquisando na área de Filosofia,
Educação e Performance, no Centro de Educação da Universidade Federal de
Santa Maria.

Arquivos adicionais

Publicado

2010-08-25

Como Citar

Schechner, R., Icle, G., & Pereira, M. de A. (2010). O que pode a Performance na Educação? Uma entrevista com Richard Schechner. Educação &Amp; Realidade, 35(2). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13502

Edição

Seção

Performance, Performatividade e Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>