Didática da Performatividade Espetacular

Autores

  • Jérôme Dubois Universidade de Paris

Palavras-chave:

Performatividade Espetacular. Didática. Teatro. Sociedade.

Resumo

Com base em casos precisos, a contribuição que segue visa a esclarecer o caráter particularmente didático da performatividade, quando essa acontece no contexto de práticas espetaculares – artísticas ou não. Após uma definição e uma genealogia da palavra, exemplificar-se-á o caráter didático da performatividade, por intermédio do trabalho de profissionais do teatro, emtrês casos, a saber: o contexto de um teatro-oficina; uma turma de integração escolar e um espetáculo-procissão organizado pela Casa do Protestantismo. Serão abordados, em seguida, os usos sociais do teatro (na empresa, no hospital e na prisão). Por fim, serão mencionados dois casos sem profissionais do teatro, no domínio da publicidade e do esporte-espetáculo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jérôme Dubois, Universidade de Paris

Jerôme Dubois é sociólogo, ator, diretor teatral e animador cultural. É professor no Departamento de Teatro da Universidade de Paris 8, onde é, também, pesquisador do laboratório de Etnocenologia. Além disso, é pesquisador associado no Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano da Universidade de Paris 5.

Arquivos adicionais

Publicado

2010-08-25

Como Citar

Dubois, J. (2010). Didática da Performatividade Espetacular. Educação & Realidade, 35(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13206

Edição

Seção

Performance, Performatividade e Educação