A Formação Pedagógica de Professores Engenheiros da EPTNM

Autores

Palavras-chave:

Formação Pedagógica, Professores Engenheiros, Educação Profissional Técnica de Nível Médio

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a formação pedagógica dos professores engenheiros que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Foram realizadas entrevistas com oito professores engenheiros que atuam na EPTNM e que realizaram algum curso de formação pedagógica de diversos campi do IFMG e do CEFET-MG. Os resultados apontaram que os professores entrevistados buscaram a formação pedagógica em cursos de graduação (licenciatura) e especialização (pós-graduação lato sensu) somente após se formarem em cursos de engenharia. Concluiu-se que a formação pedagógica tem um potencial transformador da forma de agir e de pensar do docente e é bastante relevante para a formação do professor engenheiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erick Fonseca Boaventura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Erick Fonseca Boaventura é professor da área de Controle e Processos Industriais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Sabará. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Engenheiro de Produção.

Adriana Maria Tonini, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Adriana Maria Tonini é professora associada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Doutora em Educação.

João Batista Rafael Antunes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

João Batista Rafael Antunes é professor do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-MG). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Licenciado em Pedagogia e bacharel em Administração.

Felipe Rodrigues Madeira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Felipe Rodrigues Madeira é consultor de tecnologia e negócios no mercado brasileiro. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Engenheiro eletricista.

Publicado

2022-12-06

Como Citar

Boaventura, E. F., Tonini, A. M., Antunes, J. B. R., & Madeira, F. R. (2022). A Formação Pedagógica de Professores Engenheiros da EPTNM. Educação & Realidade, 47. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/119607

Edição

Seção

Artigos