Educadores em Territórios de Sociabilidade Política (Brasil, 1934-1935)

Autores

Palavras-chave:

Associativismo, figuração, antifascismo, história da educação

Resumo

O artigo analisa o engajamento de educadores que se dispuseram a enfrentar problemas de instrução e cultura, para além dos limites institucionais da escola e dos aspectos pedagógicos e instrumentais da educação, se envolvendo nas lutas pela reconstrução nacional por meio do associativismo. A partir de impressos de época, a análise tomou como referência a atuação do Club de Cultura Moderna, agremiação de tendência antifascista. O exame das fontes, na sua correlação com as condições culturais, políticas e sociais do período, permitiu acompanhar o processo de formação da associação em interdependência com as sensibilidades e solidariedades operantes na constituição das formas de intervenção daquela associação no debate público.

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Biografia do Autor

Cristiane Fernanda Xavier, Universidade Federal de Alfenas

Cristiane Fernanda Xavier possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado e doutorado, ambos em Educação, pela mesma universidade. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa História dos Processos Educadores (UFMG) e Sociedade e Culturas Contemporâneas (UNIFAL-MG).

Publicado

2022-11-29

Como Citar

Xavier, C. F. (2022). Educadores em Territórios de Sociabilidade Política (Brasil, 1934-1935). Educação & Realidade, 47. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/119387

Edição

Seção

Artigos