Aufklärung Parresiástica como Governo Democrático de Si Mesmo

Autores

Palavras-chave:

Pós-Modernidade, Aufklärung kantiana, Parresía, Formação

Resumo

A disputa entre modernidade e pós-modernidade coloca em xeque o potencial emancipador da razão e, para fugir de posições extremistas acerca disso, entende-se que a leitura de Foucault sobre a questão kantiana da Aufklärung oferece, além de princípios para balizar criticamente os avanços e os limites da modernidade, argumentos para se pensar a formação humana inerente à Aufklärung. A herança greco-romana da Aufklärung kantiana, para Foucault, mostra que sua própria ontologia histórica é tributária da tradição filosófico-prática ligada à parresía-libertas, que põe cultura e educação para além da negação em bloco da modernidade. Assim, a formação implica a compreensão do mundo em que se vive e da dupla condição humana de menoridade e maioridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel da Silva Rossetto, Universidade de Passo Fundo/UPF

Miguel da Silva Rossetto é doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). É professor de Filosofia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da mesma universidade.

Claudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo/UPF

Claudio Almir Dalbosco é doutor em Filosofia pela Universidade de Kassel (Alemanha). É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF) e pesquisador com Bolsa Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Delamar José Volpato Dutra, Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC

Delamar José VolpatoDutra é doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atuação na graduação e na pós-graduação, em Filosofia, e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Possui Bolsa Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Claudio Bertotto, Instituto Federal Catarinense - IFC

Claudio Bertotto é doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF). É professor do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Publicado

2022-11-29

Como Citar

Rossetto, M. da S., Dalbosco, C. A., Volpato Dutra, D. J., & Bertotto, C. (2022). Aufklärung Parresiástica como Governo Democrático de Si Mesmo. Educação & Realidade, 47. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/118193

Edição

Seção

Artigos