Educação Musical Escolar em Tempos de Militarização e Barbárie

Autores

  • MICAEL CARVALHO DOS SANTOS Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão - COLUN/UFMA

Palavras-chave:

Educação Musical Escolar, Militarização das Escolas, Escolas Cívico-Militares

Resumo

Este artigo discute o avanço do projeto de militarização nas escolas públicas brasileiras, contextualizando as implicações na educação musical escolar. Analisa-se o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) e apresenta-se os dados do Ministério da Educação para compreender o seu quadro, articulado com outras políticas educacionais. O artigo objetiva analisar o PECIM no contexto da educação musical escolar e suas perspectivas no contexto da formação humana. Assim, dialoga sobre a educação musical nesse cenário de organização escolar, destacando sua abordagem no currículo e possibilidades para o ensino de música nas escolas públicas. A educação musical escolar aberta e em consonância com o desenvolvimento humano pode contribuir para a compreensão da formação social e histórica da diversidade cultural existente no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MICAEL CARVALHO DOS SANTOS, Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão - COLUN/UFMA

Micael Carvalho dos Santos é professor efetivo de Música do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (COLUN/UFMA). Possui graduação em Música pela UFMA, especialização em Educação Musical pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), e mestrado em Educação pela UFMA. Atual vice-presidente da seção brasileira do Fórum Latino-Americano de Educação Musical (Fladem Brasil).

Publicado

2022-11-29

Como Citar

SANTOS, M. C. D. (2022). Educação Musical Escolar em Tempos de Militarização e Barbárie. Educação & Realidade, 47. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/117760

Edição

Seção

Artigos