O Fenômeno Edutubers segundo a Revista Nova Escola

Autores

Palavras-chave:

Edutubers, YouTube, Identidades Docentes

Resumo

Este trabalho buscou mapear as enunciações sobre os youtubers da educação na revista Nova Escola. A partir da questão: ‘Como são representados os professores e os processos de ensino nas publicações da revista Nova Escola que tematizam o uso da plataforma de vídeos YouTube?’, e de referencial teórico advindo dos Estudos Culturais, realizou-se uma análise enunciativa de inspiração foucaultiana. O corpus foi constituído por 17 matérias, com dois focos de análise identificados: as recorrências enunciativas associavam educação à ação de entreter e apontavam o uso do YouTube como inovador. Questiona-se de que modo tais resultados afetam identidades e práticas docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andresa Silva da Costa Mutz, UFRGSDepartamento Interdisciplinar

Andresa Silva da Costa Mutz é mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É professora da UFRGS no Campus Litoral Norte.

Raquel Salcedo Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do SulDepartamento Interdisciplinar

Raquel Salcedo Gomes é mestre e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Letras, ênfases em Português e Inglês. É professora UFRGS no Campus Litoral Norte.

Publicado

2022-12-06

Como Citar

Mutz, A. S. da C., & Gomes, R. S. (2022). O Fenômeno Edutubers segundo a Revista Nova Escola. Educação & Realidade, 47. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/117122

Edição

Seção

Artigos