A Educação em Vigotski: prática e caminho para a liberdade

Autores

  • Sônia Regina dos Santos Teixeira Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA – Brasil

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Educação em Vigotski, Escolarização

Resumo

O artigo analisa formulações de L. S. Vigotski (1896-1934) no campo da educação, de modo articulado e situado historicamente com o conjunto da obra do autor, visando evidenciar a noção de educação para a liberdade presente em sua teorização e esboçar possíveis implicações dessa concepção para a educação escolar contemporânea. Na primeira seção, discute-se a gênese social da personalidade na visão de Vigotski, como um caminho para a liberdade. Na segunda seção, é apresentada a concepção de educação do autor, como formação humana e instrução. Na terceira seção é discutida a relação entre instrução e desenvolvimento da personalidade consciente e apresentadas algumas possibilidades de efetivação da educação como prática e caminho para a liberdade na escola contemporânea. Conclui-se que a concepção de educação como prática e caminho para a liberdade, formulada por Vigotski e nem sempre explicitada por estudiosos da obra do autor, pode contribuir para a efetivação de uma educação crítica e emancipatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Regina dos Santos Teixeira, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA – Brasil

Sônia Regina dos Santos Teixeira é Doutora em Psicologia. Professora Associada do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UFPA. Trabalha na interface entre a Educação e a Psicologia, dedicando-se ao estudo da teoria histórico-cultural. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria Histórico-Cultural e Educação – GEPEHC.

Publicado

2022-05-18

Como Citar

Teixeira, S. R. dos S. (2022). A Educação em Vigotski: prática e caminho para a liberdade. Educação & Realidade, 47. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/116921

Edição

Seção

Vigotski Hoje: implicações educacionais