Defectologia e Educação Escolar: implicações no campo dos Direitos Humanos

Autores

  • Flávia Faissal de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil
  • Débora Dainez Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sorocaba/SP – Brasil

Palavras-chave:

Educação Especial Inclusiva, Direitos Humanos, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

O modelo social de deficiência e a educação inclusiva estão pautados nos princípios dos direitos humanos. Baseados em uma lógica (neo)liberal, assumem a educação e o desenvolvimento humano como forma de erradicação da pobreza em um sistema estruturado pela desigualdade. Contraditoriamente, as conquistas nesse campo abrem espaços para disputa política. A partir de um estudo teórico-conceitual, neste artigo, mobiliza-se o legado de Vigotski no campo da psicologia educacional. Examina-se a concepção dialética de deficiência e de educação social que, ao tratarem da relação entre educação e desenvolvimento humano, apontam para a construção de um projeto político educacional referenciado na coletividade e na transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Faissal de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil

Flávia Faissal de Souza é professora na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e no Programa de Educação da UERJ.

Débora Dainez, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sorocaba/SP – Brasil

Débora Dainez é professora no Departamento de Ciências Humanas e Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação - Educação Especial na UFSCar.

Publicado

2022-05-18

Como Citar

Souza, F. F. de, & Dainez, D. (2022). Defectologia e Educação Escolar: implicações no campo dos Direitos Humanos. Educação &Amp; Realidade, 47. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/116863

Edição

Seção

Vigotski Hoje: implicações educacionais