Uma estratégia de treinamento de diretores baseada em dados

Autores

Palavras-chave:

Educação Básica, Regulação bottom-up, Gestão Escolar

Resumo

Neste artigo, descrevemos uma proposta para enfrentar o problema de equidade dentro de grandes redes municipais de ensino. Acreditamos que um programa de treinamento de diretores que use uma estratégia de mentoria entre pares é capaz de melhorar o desempenho das escolas que apresentam consistentemente os piores resultados. Para defender a proposta, discutimos experiências internacionais, trabalhos recentes que identificam pares de escolas geograficamente próximas, mas com desempenhos discrepantes e reportamos os resultados de análises empíricas inéditas que revelam diferenças sistemáticas entre os diretores das escolas com performance boa e os diretores de escolas em risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Emmanuel Joppert Ragazzo, FGV Direito Rio

Carlos Emmanuel Joppert Ragazzo é professor de direito na Fundação Getúlio Vargas (FGV), doutor e mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É membro do Corpo Permanente do Curso de Pós-Graduação Stricto Senso da FGV.

Guilherme Almeida, FGV Direito Rio

Guilherme Almeida é mestre e doutor em Direito Constitucional e teoria do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Publicado

2022-11-29

Como Citar

Joppert Ragazzo, C. E., & Almeida, G. (2022). Uma estratégia de treinamento de diretores baseada em dados. Educação & Realidade, 47. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/116628

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.