Crise Econômica e a Potencialização Liberalizante no Interior do PIBID

Autores

Palavras-chave:

Política de formação docente, PIBID, liberalismo

Resumo

O presente artigo objetivou analisar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) entre 2007 e 2018. Para tanto, utilizaram-se, para investigação, três fontes distintas: 1) quantitativo de bolsas relacionadas ao PIBID/nacional, ao PIBID/UFMS e ao PIBID/UEMS; 2) documentos que regulam o PIBID/MS e o PIBID/nacional; e 3) entrevistas com os coordenadores institucionais do PIBID/UFMS e do PIBID/UEMS. Para efeitos de análise, utilizou-se um contraponto entre as teorias de Hayek e de Mészáros. A instabilidade e a redução verificadas na concessão de bolsas do programa a partir de 2015 corroboram que se associem as influências liberalizantes com a acentuação da crise econômica e política no cenário brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Correia Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Caroline Correia Maciel tem mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Margarita Victoria Rodriguez, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS – Brasil

Margarita Victoria Rodriguez é graduada em Pedagogia e Filosofia e possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ela é professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Leon Ramyssés Vieira Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil

Leon Ramyssés Vieira Dias é graduado em Educação Física e possui mestrado em Tecnologia para o Desenvolvimento Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Jennifer Aline Zanela, CAP João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora

Jennifer Aline Zanela é graduada em Educação Física e possui mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Ela é professora no CAP XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Ângela Celeste Barreto de Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil

Ângela Celeste Barreto de Azevedo é graduada em Educação Física e Pedagogia e possui Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). Ela é professora associada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

André Malina, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil

André Malina é graduado em Educação Física, Filosofia e Pedagogia e possui Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). Ele é professor associado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicado

2022-08-09

Como Citar

Maciel, C. C., Rodriguez, M. V., Vieira Dias, L. R., Zanela, J. A., de Azevedo, Ângela C. B., & Malina, A. (2022). Crise Econômica e a Potencialização Liberalizante no Interior do PIBID. Educação &Amp; Realidade, 47. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/116502

Edição

Seção

Artigos