Formação Continuada de Professoras: o espaço-tempo da escola infantil

Autores

Palavras-chave:

Educação Continuada, Infância, Espaço-Tempo.

Resumo

A formação docente no espaço-tempo das escolas infantis é o tema central deste artigo, que objetiva questionar e compreender a maneira como vêm sendo pensada a formação das professoras e o cotidiano das escolas infantis. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória e de levantamento. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com as professoras e auxiliares da escola em estudo. As principais fontes teóricas utilizadas foram Foucault (2021; 2014); Freire (2019); Rousseau (2004); Santos (2018); Vigotski (2000), entre outros. As crescentes mudanças sociais geradas pelo processo de globalização levam a refletir sobre essa faixa etária, que muitas vezes acaba esquecida dessas transformações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Andrade, Centro Educacional Francisco de Assis (Unijuí, Ijuí – RS).

 Elisabete Andrade é doutora e mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) na Linha de Pesquisa “Currículo e Formação de Professores”. Participou como bolsista CAPES do Programa de Doutorado, tendo cumprido parte dele na Universidade de Lisboa/PT. Hoje, é professora no Centro Educacional Francisco de Assis (Unijuí, Ijuí – RS).

Publicado

2022-08-04

Como Citar

Andrade, E. (2022). Formação Continuada de Professoras: o espaço-tempo da escola infantil . Educação &Amp; Realidade, 47. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/115965

Edição

Seção

Artigos