Uma Formação Profissional Universitária para todos os Professores: o exemplo da Suíça no século XX

Autores

Palavras-chave:

Professor Primário. Professor Secundário. Formação Profissional Universitária. Saber de Referência. Ciências da Educação.

Resumo

Este artigo reconstitui e compara a história da formação profissional universitária de professores do ensino primário e secundário durante o século XX na Suíça, cotejando os desenvolvimentos nas áreas culturais germanófonas e francófonas. Ele apresenta e discute três tensões inerentes ao processo de universitarização: 1) entre as diferentes instâncias envolvidas na definição dos cursos de formação; 2) em torno da natureza dos saberes de referência que sustentam a profissão docente; 3) em relação à divisão interna da profissão entre os níveis de ensino primário e secundário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Hofstetter, Universidade de Genebra, Genebra

Rita Hofstetter é professora titular na Universidade de Genebra, Suíça. Corresponsável da Equipe de Pesquisa em História Social da Educação (ERHISE). Corresponsável da Equipe de Pesquisa de Disciplinas Escolares. Diretora dos Arquivos do Instituto Jean-Jacques Rousseau.

Bernard Schneuwly, Universidade de Genebra, Genebra

Bernard Schneuwly é professor de Didática de Línguas na Seção de Ciências da Educação da Universidade de Genebra, Suíça.

Valérie Lussi Borer, Universidade de Genebra, Genebra

Valérie Lussi Borer é professora associada na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra, Suíça.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-09-10

Como Citar

Hofstetter, R., Schneuwly, B., & Lussi Borer, V. (2021). Uma Formação Profissional Universitária para todos os Professores: o exemplo da Suíça no século XX. Educação &Amp; Realidade, 46(2). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/112168

Edição

Seção

Educação Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)